segunda-feira, 23 de maio de 2011

BRASIL CORAÇÃO DO MUNDO PÁTRIA DO EVANGELHO, SUCESSO DA FILOSOFIA ESPÍRITA, VALE A PENA LER!


Brasil Coração do Mundo Pátria do Evangelho

 

UMA REFLEXÃO FILOSÓFICA

      No belo livro citado acima, do Espírito Humberto de Campos, Irmão X e psicografado por  Francisco Cândido Xavier, nos idos dos anos de 1938, o Brasil é relatado por ele, de uma forma histórica e  poética.
    Traz temas que a história não comenta por se tratar de um conhecimento que a Ciência ainda não domina e não aceita em sua totalidade, ou seja, o mundo espiritual.
    Fala de assuntos que ainda hoje são novos ou mesmo atuais, precisando de um olhar crítico, para a sua solução com a boa vontade e o empenho daqueles que se preocupam com o futuro e sabem dimensionar cada dificuldade como um desafio.
   Ficando na análise do título, já temos uma tarefa enorme a cumprir e uma responsabilidade por demais grandiosa para fazer justiça ao compromisso que ganhamos.
   Para ser Pátria do Evangelho, precisamos que cada cidadão se envolva na tarefa da divulgação e da vivência, de acordo com os seus ensinamentos. Para ser Coração do Mundo é necessário que aqui pulse o sentimento do mandamento maior, ensinado pelo Divino Mestre: o amor.
   É nesse momento que vale a avaliação do movimento espírita e, sobretudo do projeto 1868 e sua implementação. O movimento passa pela necessidade e comprometimento de seus adeptos de alargar o conhecimento doutrinário a todos aqueles que ainda não foram tocados pela Boa Nova.
  Diante da assertiva de esperança e consolo deixada pelo Cristo, relatada no evangelho em João - cap. 15 a 17 e 26, de que enviaria outro consolador, nos afirma Allan Kardec que "O Espiritismo, vem no tempo marcado, cumprir a promessa do Cristo.
(Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap. VI ,4).
Esperamos que ele aporte definitivamente no Brasil, coração do mundo, que daqui possa irradiar para todos os cantos da terra,sem dogmas ou rituais, abrindo os olhos e os ouvidos de quem se dispõe a aceitá-lo, levantando o véu, intencionalmente lançado sobre certos mistérios e garantindo a seus fiéis o caminho da felicidade.
Procurando desvendar a existência e a natureza do mundo espiritual e sua relação com o mundo físico, dá aos espiritistas, a certeza de que o caminho para a Pátria Espiritual é gradativo, paciente e cheio de vigilância.
A abrangência do conhecimento da doutrina espírita é que alicerça todo o consolo, esperança e força para o desenvolvimento da humanidade.
No Brasil, a prática do Evangelho é caminho fértil para o exercício da caridade e da fraternidade, levando a cada rincão dessas terras de Santa Cruz, o conhecimento da vivência no amor maior, ensinado e experimentado por Jesus Cristo. Pelo conhecimento, podemos usar o livre arbítrio de escolha entre o bem e o mal, responsabilizando-nos assim, pelos nossos atos cotidianos.
O progresso da nação verde-amarela depende do progresso de cada um de nós e a semente de transformação moral é ainda  tímida,que o Semeador Divino, nos entrega para a sua semeadura.
Saiamos com a charrua para o trabalho edificante. Saiamos como Paulo de Tarso para combater o bom combate e que o Espírito Ismael nos fortaleça para a caminhada do bem.
Se o Brasil foi escolhido para ser o Coração do Mundo e a Pátria do Evangelho é porque Deus o permitiu e o permitiu para que as nossas vacilantes esperanças se revigorem e para que sejamos reconduzidos à senda do bem, pela perspectiva de futuro melhor.

2 comentários:

  1. Nosso país possui muitos defeitos, mas a maioria das pessoas são sensíveis aos sofrimentos alheios. Este fato demonstra o pq o Brasil foi escolhido como a pátria do evangelho. Ainda estamos engatinhando em matéria de amor, mas comparando com os outros países, vemos q o povo é de boa índole. Tenho certeza q cada vez mais o evangelho de Jesus calará fundo em nossos corações e seremos aquele a exemplificar seus ensinamentos. Muita paz!

    ResponderExcluir
  2. Concerteza amiga Denise, descule pela ausencia por aqui mais é isso mesmo tambem o BRASIL é uma patria abençoada e escolhida com proposito que os povos que aqui habitam possui o coração aberto para receber outros povos, outras raças e etc.

    ResponderExcluir